17.4.10

Baobá

Árvores do Bosque : Baobá
Nome Popular : Baobá
Nome Científico : Adansonia digitata
Sinonímea : Sinonímia: árvore.dos.dez.mil.anos, árvore.do.pequeno.príncipe, árvore.dos pássaros

Origem : África.
Altura : até 20 metros
Finalidades : A casca produz fibra, as folhas são comestíveis, dos frutos se aproveita a polpa para ser bebida após dissolução em leite ou água, e depois são aproveitados como cuias.

Curiosidade I : as tribos nômades africanas utilizam o baobá como ponto de referência nas suas migrações.

Curiosidade II : o baobá foi imortalizado pelo desenho do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry para a capa seu livro "O Pequeno Príncipe", e dizem historiadores que (o desenho) pode ter sido inspirado em um exemplar de baobá que ainda pode ser visto na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, por onde passou o escritor. É um dos mais exóticos e maiores vegetais da Natureza, principalmente pela largura do tronco. O grande copado abriga sempre centenas de pássaros em fase de reprodução, daí ser chamado de "árvore dos pássaros". Foram efetuados estudos em alguns exemplares desta espécie, comprovando-se que muitos deles já estavam na fase adulta a quando de alguns fatos históricos importantes, como o período da vida de Cristo, de Maomé e outros. Muitos acham que esta árvore, na fase adulta, é a mais bonita dentre todas as espécies vegetais da Natureza, e onde existe um exemplar sempre haverá visitantes para admirá-la.

Curiosidade III : graças à largura do seu tronco, alguns baobás adultos são utilizados para abrigar os cadáveres de elementos das tribos africanas. Para que isto seja possível, primeiro é feito um buraco no tronco da árvore, colocado o cadáver (em posição fetal) e tamponado. Alguns viajantes dizem que certos baobás são verdadeiros cemitérios do tipo "gaveta".

Curiosidade IV : segundo integrantes de tribos africanas, os baobás "crescem rapidamente nos primeiros 270 anos de vida", e depois apenas um milímetro por ano. Eles devem repassar conhecimento de geração em geração.

Fonte:
www.maniadeamazonia.com.br

 Crédito da imagem: hbunny

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Escola sem Partido é arquivado no Senado   *Projeto que visava coibir a liberdade intelectual e de ensino de docentes...