14.6.10

Dia Mundial do Doador de Sangue

OMS prioriza jovens no Dia Mundial do Doador de Sangue
14/06/2010

Agência da ONU ressalta importância da doação por representantes da nova geração; recrutamento de jovens melhora o abastecimento e a segurança a longo prazo e promove estilos de vida saudáveis e seguros.

Foto:OMS

Foto:OMS

Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.

'Sangue Novo para o Mundo'. Esse é o slogan da campanha global deste ano da Organização Mundial da Saúde, OMS, pelo incentivo à doação de sangue.

E no Dia Mundial do Doador, celebrado nesta segunda-feira, a agência da ONU quer estimular os jovens a participarem de eventos e atividades em vários países.

Nova Geração

A OMS afirma que o recrutamento da nova geração melhora o abastecimento e a segurança a longo prazo e promove estilos de vida saudáveis e seguros.

O diretor técnico científico da Fundação Pró-Sangue, doutor Alfredo Mendrone Junior, lembra que não existe outra fonte de obtenção de sangue além da doação. Ele falou à Rádio ONU, de São Paulo, sobre a importância da participação de voluntários para salvar pacientes.

"Se o doador não comparecer para doação de sangue nos vários postos no mundo nós não teremos como transfundir essas pessoas e certamente nós vamos perder vidas devido à falta de sangue. A doação é uma questão extremamente importante em qualquer país, em qualquer local do mundo. Sem os doadores, não temos como dar prosseguimento ao tratamento de pacientes", afirmou.

Probabilidade

Segundo Mendrone Junior, os jovens tem menor probabilidade da existência de patologias que possam contra-indicar a doação de sangue, como hipertensão arterial, diabetes e cardiopatia. Mas ele também ressalta que a doação de adultos é fundamental.

A OMS afirma que 57 países no mundo já atingiram o nível de 100% de doações voluntárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nº 22.433 - "Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif"

   em ContrapontoPIG    *.* *07/10/2017* *Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif* *O Jornal de todos Brasis* Do Jornal GGN - ...