27.8.10

Dia do Psicólogo

Em 1962 foi aprovada a Lei nº 4.119, que regulamenta a profissão de psicólogo no Brasil. Ao psicólogo cabe estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentarem suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção. O Dia do Psicólogo, 27 de agosto, foi criado para reforçar ao profissional a necessidade de estar sempre atento à responsabilidade que sua atividade apresenta.
O objeto de estudo do psicólogo é o comportamento humano e o seu principal objetivo é compreender o homem. Com atuação cada vez mais ampla, atualmente o psicólogo encontra espaço para desenvolver seu trabalho nas áreas jurídica, escolar e educacional, social, organizacional, do trabalho, do esporte, do trânsito, na clínica e na saúde, dentre outras. Este profissional atua no âmbito da psicopedagogia, da psicomotricidade, da neuropsicologia e da assistência social e ainda nas comunidades, nas instituições e nas organizações não-governamentais (ONG). O psicólogo ainda pode atuar fomentando discussões relativas aos Direitos Humanos e aos direitos das crianças e dos adolescentes, à sexualidade e gênero e à comunicação e mídia. Em todo local no qual for necessária a intermediação de um profissional que possa auxiliar o desenvolvimento do bem-estar psíquico dos indivíduos, individual ou coletivamente, o psicólogo encontra campo de trabalho e poderá contribuir.
De acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), o Dia do Psicólogo visa reforçar o compromisso social na luta pelos direitos humanos e na construção das políticas públicas a partir das conquistas democráticas das últimas décadas, afinal o desenvolvimento da psicologia é construído por cada um no cotidiano do exercício profissional.
Fonte:www.racine.com.br
 Crédito da imagem: h.koppdelaney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nº 22.433 - "Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif"

   em ContrapontoPIG    *.* *07/10/2017* *Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif* *O Jornal de todos Brasis* Do Jornal GGN - ...