16.10.10

Dia Mundial da Alimentação

16 de Outubro -
É um momento em que o mundo volta sua atenção para a fome e a insegurança alimentar que afetam cerca de 800 milhões de pessoas. A data, que é comemorada há 27 anos, lembra o surgimento da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em 16 de outubro de 1945. O tema proposto pela FAO para este ano é “O Direito à Alimentação”.
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) estimula e divulga a realização de atividades voltadas para o tema. Caso sua instituição (pública ou privada) tenha programado alguma atividade e queira divulgá-la, encaminhe um texto informando a proposta do evento, dia, horário e local da realização para o endereço eletrônico ascom@consea.planalto.gov.br.
O Direito à Alimentação - O tema geral definido pela FAO para este ano é “O Direito à Alimentação”, como algo universal, inerente a todos os homens e mulheres do mundo. Segundo a FAO, “a escolha do tema demonstra o crescente reconhecimento da comunidade internacional à erradicação da fome e da pobreza no mundo e à intensificação do desenvolvimento sustentável”.
O feijão unifica as diferentes culturas alimentares que convivem no Brasil. Como expressão popular,representa a riqueza de variedades e de usos na preparação de alimentos, além de ser um produto preferencial da agricultura familiar e de excelente valor nutricional. Feijões de diferentes cores e espécies são transformados em pratos que integram a culinária regional e os diferentes agrupamentos étnicos do nosso país.
Lei e Conferência de Segurança Alimentar
A Lei de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado, instituiu o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) com o objetivo de assegurar de forma sustentável o direito humano à alimentação adequada para toda população brasileira.
Outra conquista para o segmento foi a realização da III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, ocorrida em julho deste ano, na cidade de Fortaleza (CE), reunindo cerca de 2.000 participantes nacionais e internacionais.
Fonte: www.planalto.gov.br
Crédito: Stefan Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nº 22.433 - "Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif"

   em ContrapontoPIG    *.* *07/10/2017* *Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif* *O Jornal de todos Brasis* Do Jornal GGN - ...