23.12.10

Bahia - Maurício Pestana será homenageado com coletânea de luxo


Por Daiane Souza
Para homenagear ao cartunista Maurício Pestana, o Instituto Instituto Cultural Batá Kotô de São Paulo e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), lançarão na próxima terça-feira (28), na sede do Ilê Aiyê em Salvador, uma coletânea de luxo em três volumes com o melhor da produção do artista nos últimos 30 anos.
Com capa dura e traduzida para as línguas inglesa e espanhola, a coletânea é prova concreta do desempenho de Pestana na luta pela igualdade e pelos direitos humanos através da arte. Além de charges, a obra apresenta vários textos de personalidades como Ivete Sacramento, ex-reitora da Universidade Federal de Bahia (UFBA), Flávio Carranca, jornalista e coordenador da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira), Flávio Carranca, e, de João Jorge, presidente do Olodum, sobre a importância da arte do autor para o avanço da igualdade racial no país.
Natural de Santo André-SP, o também publicitário iniciou sua carreira no final dos anos 1970 no jornal O PASQUIM e atuou em importantes veículos de comunicação do país como cartunista político. Porém ganhou notoriedade internacional pelo forte conteúdo social.
Segundo Elói Ferreira, ministro-chefe da Seppir, os traços de personalidade forte e coragem para tratar da questão racial são as marcas de Pestana. "Seus cartuns são denúncias do racismo, uma crítica social que revela um olhar atento e confirma seu comprometimento com a população negra", afirma. Atualmente, Maurício Pestana é responsável pela revista Raça Brasil, a mais importante publicação direcionada a afro-brasileiros.
SERVIÇO:
O que: Lançamento da coletânea "Maurício Pestana - 30 anos de Arte pela Igualdade"
Data: 28 de dezembro de 2010
Hora: 16h
Local: Senzala do Barro Preto, Sede do Ilê Aiyê, Rua do Curuzú, 228, Salvador, Bahia. 



Fonte:www.palmares.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nº 22.433 - "Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif"

   em ContrapontoPIG    *.* *07/10/2017* *Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif* *O Jornal de todos Brasis* Do Jornal GGN - ...