8.1.11

08 de Janeiro - Dia do Fotógrafo (Brasil)

Mariana Leal Rodrigues Fotógrafa 

FOTOGRAFIA: UMA ARTE E PROFISSÃO.
Embora não seja uma profissão formalmente reconhecida, a fotografia desperta muito interesse entre os jovens. Seja como coadjuvante do texto escrito no jornalismo, ou protagonista de uma campanha publicitária, as fotos vêm sofrendo constantes mudanças e evoluções, principalmente após o desenvolvimento de equipamentos digitais mais modernos e fáceis de operar.

Conversamos com Mariana Leal, fotógrafa e formada em comunicação social na habilitação de jornalismo. Desde o início da faculdade frequentou cursos de fotografia e se interessou pela linguagem visual, começando, aos poucos, a considerar seriamente seguir carreira na área. 

Embora nunca tenha tido a oportunidade de trabalhar em jornal como fotógrafa, mesmo estudando a fundo o fotojornalismo, Mariana acabou estreando como repórter e, na fotografia, como fotógrafa de still, em um estágio no filme Tiradentes, do diretor Oswaldo Caldeira. Esta experiência, que lhe rendeu a foto do cartaz do filme, foi fundamental para que tomasse a decisão de seguir em frente. 

Depois de um ano como repórter e acompanhando o trabalho dos colegas fotógrafos pediu demissão e foi trabalhar como repórter-fotográfica. O primeiro ano foi bem difícil, entre um trabalho como freelancer e outro, e continuou aprendendo, época e  que ela destaca a importância de ouvir opiniões de profissionais mais experientes e acompanhar o trabalho deles como assistente. 

A fotógrafa aconselha: “Uma boa maneira de começar é como assistente. Foi este tipo de experiência que me permitiu fotografar produtos, o que fiz durante quatro anos em uma empresa de comércio eletrônico. Hoje trabalho como fotógrafa freelancer.”
 Ler mais em:www.igeduca.com.br


Crédito: Man in a bowler hat (Epzibah)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nº 22.433 - "Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif"

   em ContrapontoPIG    *.* *07/10/2017* *Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif* *O Jornal de todos Brasis* Do Jornal GGN - ...