19.2.11

Carnaval da Tom Maior

Tom Maior quer Lula no Anhembi


Escola vai cantar São Bernado do Campo, berço político do ex-presidente


A escola de samba Tom Maior vai homenagear nesta ano a cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Conhecida pelas greves e lutas sindicais dos anos 70, a cidade é berço político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A escolha do enredo aconteceu em 2010, mas segundo o presidente da escola, Marko Antônio da Silva, a ideia surgiu há quatro anos, quando o samba-enredo teve como foco o movimento sindical.

- Esperamos, inclusive, a presença do ex-presidente Lula. Seria uma grande honra para nós. Ele faz parte da história de São Bernardo do Campo. E, esse ano, teremos animais desfilando com a gente no sambódromo.

Silva não quis, no entanto, dar detalhes sobre os bichos, que devem "desfilar" enjaulados. A Tom Maior será a segunda a entrar no Anhembi na noite de sexta-feira (4), às 0h10.

O carnavalesco Chico Spinosa explicou que, no Carnaval de 2007, a Tom Maior desfilou com o enredo que falava dos trabalhadores, fazendo uma parceria com a CUT (Central Única dos Trabalhadores). Foi então que a escola percebeu que São Bernardo do Campo tem atrativos culturais e turísticos a serem mostrados.

- Existe muita informação em São Bernardo que o Brasil desconhece, e acredito que, com o Carnaval, conseguiremos mostrar as maravilhas de uma cidade que é tão próxima a São Paulo. Carnaval é mais do que uma festa de desfiles e competição. É cultura e o Lula vai colocar a cereja nesse Carnaval.

Além das lutas sindicais, o enrendo da Tom Maior fala da indústria automobilística, mercado moveleiro, restaurantes e da represa Billings.

Colaborou Marco Mesquita, estagiário do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário