26.10.11

Outubro Rosa

Assessoria Sesacre   
21-Out-2011
Abrace essa ideia, vista-se de rosa e combata o câncer de mama

Imagine monumentos famosos do mundo inteiro iluminados de rosa. É isso que acontece todos os anos, no mês de outubro, desde a década de 90, e é chamado de Outubro Rosa, movimento que acontece no mundo inteiro para combater o câncer de mama. No Acre, a ação começa na segunda, 24, às 18 horas, em frente ao palácio, que estará todo iluminado de rosa, e se estende até o dia 30 deste mês.

A organização local sugere que as pessoas compareçam vestidas com camisetas brancas para colocar o lacinho cor de rosa, símbolo da campanha, que será distribuído na ocasião. Também serão distribuídos panfletos informativos e balões cor de rosa. A ação tem como objetivo chamar a atenção e sensibilizar a população e entidades para a importância da realização de exames para um diagnóstico precoce do câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. Embora em menor escala, o câncer de mama também atinge os homens.

“Teremos uma semana inteira de atividades de conscientização sobre a luta contra o câncer de mama. Essa ação ocorre, simultaneamente, em todas as grandes cidades do mundo, por isso convidamos a população do Acre a participar dessa luta também. Outubro é só uma simbologia para marcar um combate que deve ser feito diariamente”, diz a secretária estadual de Saúde, Suely Melo.

A importância do exame

De janeiro a setembro deste ano, já foram realizados no Estado 3.556 exames de mamografia, dos quais 67 casos foram considerados suspeitos. Há dois mamógrafos no Centro de Controle em Oncologia (Cecon) e cada um tem capacidade para fazer uma média diária de 40 exames. Além da mamografia, no Cecon também é realizado exame clínico. “No momento, apenas Rio Branco realiza a mamografia, mas quem vem dos municípios é atendido no mesmo dia, e em breve Cruzeiro do Sul vai receber um mamógrafo”, diz a gerente do Cecon, Zélia de Assis.

“Toda mulher de 50 a 69 anos deve fazer o exame clínico da mama (de toque) anualmente e a mamografia a cada dois anos, mesmo que não apresente nenhum sintoma ou histórico familiar, porque é a faixa etária de maior risco. As mulheres de 40 a 49 anos que não apresentam nenhum sintoma ou histórico devem fazer o exame clínico anualmente, e caso apresentem algum nódulo, a mamografia será indicada. Para as mulheres de 35 a 39 que apresentam alto risco, o exame e mamografia deve ser realizado anualmente”, alerta.

O governador Tião Viana, a secretária de Saúde, Suely Melo, e a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Concita Maia, estarão presentes, e as demais secretarias também foram mobilizadas.

Saiba mais sobre o Outubro Rosa no endereço www.outubrorosa.org.br
Fonte:http://www.agencia.ac.gov.br
Crédito da imagem: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nº 22.433 - "Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif"

   em ContrapontoPIG    *.* *07/10/2017* *Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif* *O Jornal de todos Brasis* Do Jornal GGN - ...