10.10.11

Cinema e direitos humanos para todo o Brasil

Chegar à sexta edição consecutiva da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul já seria motivo de grande satisfação para a Cinemateca Brasileira. Fazê- lo envolvendo todo o território nacional é para nós uma realização ainda mais notável.

Ao longo dos últimos cinco anos, levamos adiante a iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República de promover a conscientização e a reflexão acerca dos Direitos Humanos por meio da exibição de filmes e da realização de debates com diversos atores sociais que trabalham - no cinema, na vida - com o tema. Mais do que isso, procuramos integrar as cinematografias da América do Sul e do Brasil, tão diversificadas, promovendo um espaço de exibição de amplo acesso.

2011 é um ano de grandes conquistas para a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul: contamos com filmes de todos os países da América do Sul em nossa programação; tivemos um número recorde de inscrições em nossa convocatória (233 filmes) e estaremos presentes nas 26 capitais do País e no Distrito Federal.

Este ano destacamos quatro Direitos Humanos, cada um representado por um filme de grande relevância para a cinematografia nacional ou latino-americana dos últimos tempos. Direitos Humanos e Saúde Mental será o tema abordado com a exibição de Bicho de Sete cabeças, de Laís Bodansky; a Cidadania LGBT está presente em morango e chocolate, de Tomás Gutiérrez; os Direitos dos Idosos são a chave para a reflexão a partir de chuvas de verão, de Carlos Diegues; e os Direitos da Infância dão o tom em central do Brasil, de Walter Salles. Além desses destaques, teremos uma ampla variedade de títulos nas seções Contemporâneos e Retrospectiva Histórica.

Novamente com a parceria do SESC-SP, da TV Brasil e do Ministério das Relações Exteriores e o apoio integral da Petrobras, convidamos a todos para acompanharem, entre 10 de outubro e 1º de dezembro, esta ação de valorização do cinema como meio de transformação social. Esperamos, com isso, não apenas difundir filmes, mas contribuir para a reflexão sobre questões coletivas urgentes no trabalho interminável pela construção de um mundo mais humanizado.

Cinemateca Brasileira

Toda a programação está no endereço eletrônico: www.cinedireitoshumanos.org.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nº 22.433 - "Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif"

   em ContrapontoPIG    *.* *07/10/2017* *Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif* *O Jornal de todos Brasis* Do Jornal GGN - ...