26.1.12

Carnaval em Paraty - Rio de Janeiro

O carnaval de 2012 acontecerá entre os dias 17 a 22 de fevereiro.


A cidade histórica de Paraty festeja o carnaval de rua, como antigamente.

Todos os dias, a toda hora, é possível encontrar bonecões, mascaradinhos, fantasiados e todo tipo de gente animada brincando nas ruas. Aliás, esse é o espírito do carnaval de rua em Paraty: muita brincadeira nas ruas, de forma livre e descontraída.

Paraty é só alegria antes, durante e depois do carnaval. Durante o mês de fevereiro, a cidade já oferece uma programação completa de shows, que culminam com o tradicional Carnamar.

O Carnamar é uma competição entre embarcações previamente inscritas onde as escunas concorrerão nos critérios de premiação mais enfeitada e mais animada. Já as Baleeiras e Barcos de Pesca vão concorrer apenas ao conjunto de premiações que será mais animada e mais enfeitada.

Paraty conta atualmente com vários blocos carnavalescos: Os Paulos, Vamos Que Tô, Os Meninos do Pontal, Paraty do Amanhã, Acadêmicos da Patitiba, que desfilam e divertem no Centro Histórico e na Avenida Roberto Silveira.

Mas, o mais famoso deles é o Bloco da Lama. Sua originalidade e bizarrice tem atraído a atenção da mídia e a curiosidade do público. Criado num sábado de carnaval, há mais de vinte e um anos, por alguns amigos que banhavam-se na lama medicinal da Praia do Jabaquara e, ao se perceberem irreconhecíveis, decidiram brincar incógnitos o carnaval. No ano seguinte, um grupo maior se reuniu e saiu em bloco no Sábado de carnaval, representando uma tribo pré-histórica: enlameados da cabeça aos pés, cobertos de trapos, carregando caveiras, cipós e ossadas, aos gritos de “uga, uga, rá, rá”! O Bloco da Lama tem, a cada ano, reunido um número maior de adeptos e sua passagem no sábado de carnaval, dizem, tem a função de espantar os maus espíritos e atrair a alegria para o Carnaval de Paraty.

Famoso no mundo inteiro, o Carnaval Paratiense atrai um público bastante animado todos os anos. São foliões de várias regiões do Brasil e do exterior que buscam na pequena cidade história muita animação durante os quatro dias de evento. Além dos blocos, o carnaval terá a participação do rei momo, banda Santa Cecília, e uma matinê na tenda montada na Praça da Matriz.
 Fonte:http://www.paraty.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nº 22.433 - "Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif"

   em ContrapontoPIG    *.* *07/10/2017* *Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif* *O Jornal de todos Brasis* Do Jornal GGN - ...