19.2.12

Situação da moradia na Região Serrana continua caótica

“Verifica-se o Estado Democrático de Direito não apenas pela proclamação formal da igualdade entre todos os homens, mas pela imposição de metas e deveres quanto à construção de uma sociedade livre, justa e solidária; pela garantia do desenvolvimento nacional; pela erradicação da pobreza e da marginalização; pela redução das desigualdades sociais e regionais; pela promoção do bem comum; pelo combate ao preconceito de raça, cor, origem, sexo, idade e quaisquer outras formas de discriminação (CF, art. 3º, I a IV); pelo pluralismo político e liberdade de expressão das idéias; pelo resgate da cidadania, pela afirmação do povo como fonte única do poder e pelo respeito inarredável da dignidade humana”. Fernando Capez
É neste sentido que KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço luta em favor de cada morador da Região Serrana do Rio que sofreu com a tragédia ocorrida em janeiro de 2011. De lá para cá nada mudou. O que o texto acima retrata é a interpretação do princípio da dignidade da pessoa humana, que se encontra dentre os itens sobre os direitos e garantias fundamentais e que se legitima entre os pilares da constituição.
 
Sendo assim, a nossa luta é para que os direitos das pessoas da região sejam garantidos e que, de fato, os Governos se comprometam com a responsabilidade que têm sobre cada vida, cada família que perdeu a moradia. Não podemos nos calar, nem tão pouco ficarmos de braços cruzados enquanto sabemos, conhecemos e convivemos com essas pessoas que sofrem diariamente por causa do abandono dos governantes. É inaceitável que nada seja feito para amparar as vítimas e que os responsáveis por minimizar as perdas sejam ausentes.
 
Desta forma, nos posicionamos denunciando o descaso das autoridades e convocamos você com mais este alerta para que a situação caótica da região seja transformada. Denuncie, cobre a responsabilidade das autoridades. Todos precisam de uma moradia, todos têm o direito de ver anos de responsabilidade fiscal e cidadã como retorno do reconhecimento legal, todos são integrantes na Carta Magna e, para, além disso, todos são seres humanos. Que os direitos plenos se cumpram!
 
Centenas de famílias precisam de uma casa para morar e recomeçar a vida com dignidade, elas querem o direito que lhes foi tomado abruptamente! A hora é agora, já se passou muito tempo. Abrace a causa da Região Serrana e denuncie o descaso com a região. Assista abaixo aos vídeos produzidos por KOINONIA que colheram informações e depoimentos sobre a real situação dos municípios.
 
O Projeto Emerge Rio, de apoio a Região Serrana, lançado por ACT Aliança e implementado por KOINONIA - Presença Ecumênica e Serviço, está à frente de ações efetivas nas regiões de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. Entendemos que uma postura solidária e humanitária pode reerguer os municípios, em especial, a vida de cada pessoa. Queremos ver o direito à moradia ser legitimado através das autoridades, não deixaremos de cobrar! Faça sua parte!
 
Assista aos vídeos sobre o descaso na Região Serrana:
 
Veja também a denúncia feita por KOINONIA sobre a corrupção na região: 
 
 
E mais, outras ações feitas por ACT Aliança:
 
 
  AutorCarolina Maciel 
Fonte:http://www.koinonia.org.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário