24.3.12

Abaixo-assinado Campanha de apoio à Candidatura da Roda de Capoeira à Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Roda de Capoeira pode se tornar Patrimônio Imaterial da Humanidade

 
Por Daiane Souza


A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) avaliará em reunião prevista para 2013 a inclusão da Roda de Capoeira na lista representativa do Patrimônio Imaterial da Humanidade. Para que ocorra a contemplação, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) está mobilizando capoeiristas de todo o país a colaborarem por meio de petição pública.

A ideia é que as assinaturas funcionem como incentivo para que esta luta, que já é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil, não perca força e mantenha suas características frente à superação de adversidades. O título é um ato de fortalecimento que funciona como um pacto entre o governo brasileiro, a sociedade e o mundo para expandir a valorização da identidade do país.

Por meio dele se abre possibilidades que implicam na obrigatoriedade do zelo pelo governo e instituições com a garantia de melhor estrutura e força política, manutenção de políticas públicas com investimentos continuados, além de programas a serem definidos a partir do diálogo.

Patrimônios nacionais – O Brasil já tem duas manifestações culturais declaradas como Patrimônio Imaterial da Humanidade: o samba de roda do Recôncavo Baiano e a arte gráfica dos índios Wajãpi. A primeira é uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira. Presente em todo o estado da Bahia teve seus primeiros registros em 1860.

Já a segunda compreende um repertório de códigos da etnia indígena Wajãpi, do Estado do Amapá, que constituem uma linguagem única no mundo. Nas expressões têm como motivos mais frequentes animais como pássaros, peixes, borboletas, cobras, jacarés e jabutis. Segundo seus mitos da comunidade os desenhos são traços materiais dos primeiros seres com vida, e que contam o surgimento da humanidade.

Em 2013, a Roda de Capoeira poderá fazer parte dessa lista. Será mais um passo na consolidação da luta como expressão original do povo brasileiro que se oferece aos povos do mundo como prática, atitude de vida, pensamento, técnica, esporte, prazer, arte e cultura.   Para conhecer mais sobre o que significa tornar-se Patrimônio Imaterial da Humanidade e colaborar com a petição pública basta clicar aqui.

Fonte:http://www.palmares.gov.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nº 22.433 - "Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif"

   em ContrapontoPIG    *.* *07/10/2017* *Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif* *O Jornal de todos Brasis* Do Jornal GGN - ...