9.3.12

Curso de Capacitação reúne educadores do Instituto Guga Kuerten



Curso de Capacitação reúne educadores do Instituto Guga Kuerten
Março marca o reinício das atividades com os educandos do IGK. Mas, antes de retomar as atividades são os educadores quem recebem treinamento. Na semana passada todos os profissionais (educadores, estagiários e voluntários) que trabalham no Programa Campeões da Vida participaram da 22ª. edição do Curso de Capacitação, na Astel, em Florianópolis.

A equipe do IGK apresentou a temática que será trabalhado em 2012: “Aprender é Nota 10”, slogan que direcionará as ações educativas desenvolvidas no projeto durante todo o ano. Os educadores, novos e veteranos, revisaram os quatro pilares da educação, conceitos que servem de base para a metodologia de aprendizagem do IGK, recomendados pela UNESCO: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser.

As atividades foram iniciadas com as apresentações, os 50 participantes do curso tiveram oportunidade para se conhecer e trocaram informações sobre a área de atuação de cada profissional no projeto. Logo em seguida foram realizadas as atividades esportivas na qual os participantes vivenciaram, debateram e conheceram a metodologia de ensino aplicado nas ações educacionais.

Os profissionais que atuam no IGK também conheceram os outros programas desenvolvidos pelo Instituto, como o FAPS – Fundo de Apoio a Projetos Sociais, que apoia de forma técnica ou através de recursos financeiros organizações sociais em todo o Estado. Em nove edições a ação já abrangeu 161 municípios catarinenses, atendendo 188 organizações, e beneficiando um total de 21.630 pessoas. Outros destaques apresentados foram: o Programa de Ações Especiais, Colônia de Férias (Tempo Livre e Vôo Livre) e o Prêmio IGK.

Em 2012, o público atendido pelo projeto Campeões da Vida envolverá 490 crianças e adolescentes, de 7 a 15 anos, que freqüentam as atividades no contraturno escolar, em turmas divididas por faixa etária, nos núcleos Itacorubi, Saco Grande, Palhoça, São José e Campos Novos, além de 30 pessoas com necessidades especiais atendidas quinzenalmente nos núcleos Itacorubi e Saco Grande, no chamado Grupo Inclusivo.

Para o Coordenador Esportivo do IGK, Marcelo Neiva de Lima, o evento foi importante para realizar o planejamento estratégico das atividades para o ano de 2012, o que ocorreu na parte da tarde. Além de validar sugestões, aperfeiçoamento, opiniões que se somam as ações nas áreas de Educação Física, Psicologia, Serviço Social, Biblioteconomia, Informática, Jornalismo, Artes Cênicas e Pedagogia. “Foi importante também para colocar em dia a convivência com todos os educadores em torno do projeto”, explicou.


Visite o site:http://www.igk.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário