11.5.12

Shell - corrida verde

Corrida Verde : XXVIII Eco-Maratona da Shell na Europa começa já na 4ª Feira

Filipa Alves (11-05-2012)


Na corrida que terá lugar em Roterdão (Holanda) participarão 227 equipas de 24 países, incluindo Portugal, cujos veículos competirão, nas categorias de Urban Concept e Protótipo,  pelo título de veículo mais eficiente que será atribuído ao que percorrer uma maior distância com o menor consumo energético.
Depois do desafio Madrid Ecocity, que teve lugar em abril último, uma nova corrida ecológica volta a pôr à prova os jovens Europeus no que toca a sua capacidade de inovar para criar o veículo mais eficiente.

Com efeito, no próximo dia 16 de maio terá início, em Roterdão (Holanda) a edição europeia da Eco-Maratona da Shell de 2012, na qual participam equipas de estudantes de engenharia de toda a Europa cujos veículos competirão numa corrida que será ganha pelo veículo que percorrer uma maior distância com um menor consumo de energia.

Este ano, serão 227 as equipas de 24 países que participarão com o seu veículo numa de duas categorias “Urban Concept” e “Protótipo”, usando uma de sete fontes de energia: gasolina/gasóleo, biocombustíveis, combustível gerado a partir de gás natural, hidrogénio, energia solar ou energia elétrica.

Portugal será representado por 8 equipas provenientes de todo o país – três que já participaram no desafio Madrid Ecocity – provenoentes da Escola Secundária Alcaides de Faria, da Universidade da Beira Interior e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, a que se juntam grupos de estudantes da Universidade do Minho, do Departamento de Engenharia Mecânica Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, da Escola Profissional de Trancoso, e do Instituto Politécnico de Setúbal.

As provas de Eco-Maratona da Shell na Europa, que este ano se estreia em circuito urbano, terminarão no dia 19. A edição americana da competição teve lugar entre 29 de março e 1 de abril em Houston (EUA) e edição asiática realizar-se-á entre 4 e 7 de julho em Kuala Lampur (Malásia).

Saiba mais sobre a Eco-Maratona Shell aqui  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Escola sem Partido é arquivado no Senado   *Projeto que visava coibir a liberdade intelectual e de ensino de docentes...