9.6.12

Parada LGBT 2012 - Homofobia Tem Cura: Educação e Criminalização

A 16º edição da   acontece no próximo dia 10 de junho, conhecida como , com o tema: “Homofobia tem cura: Educação e Criminalização! – Preconceito e exclusão fora de cogitação”, na Avenida Paulista, a partir do 12h.


O tema deste ano manifesta a necessidade de inserir as questões de diversidade sexual na educação como forma de combater o preconceito sofrido pelo segmento LGBT. Também faz alusão a necessidade de aprovação do projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/06 – há seis anos em tramitação no Senado – que objetiva a criminalização da homofobia, assim como já está previsto para o racismo e outros crimes de discriminação. A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), através da Coordenadoria de Diversidade Sexual (CADS) disponibilizam toda a infraestrutura para garantir a segurança dos participantes da Parada.

A realização da Parada tem por objetivo trazer visibilidade ao segmento LGBT, além de sensibilizar a sociedade sobre temas que envolvem os Direitos Humanos e reconhecimento da cidadania da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

A Parada é um dos maiores realizados dentro da cidade de . De acordo com dados da Turismo (SPTuris). Durante o final de semana de sua realização, mais de 600 mil turistas visitam e deixam mais de 200 milhões em receita para a cidade.

Visando uma maior segurança dos participantes e turistas durante o evento neste ano, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Civil do Estado de São Paulo e a Guarda Civil Metropolitana estarão utilizando o Sistema de monitoramento de ruas, avenidas, corredores urbanos para garantir o bem estar e proteção dos participantes durante todo o trajeto da Parada.

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), por meio da Coordenadoria dos Assuntos da Diversidade Sexual (CADS), disponibilizará a infraestrutura para a realização da Parada. Neste ano estão previstos a instalação de quatro hospitais de campanha totalizando 160 leitos (um no Parque do Trianon (40 leitos), um na Av. Consolação com a Av. Paulista (15 leitos), um no recuo do Cemitério da Consolação (60 leitos) e um na Rua Maria Antonia (45 leitos); 25 ambulâncias de remoção e 15 ambulâncias UTI; instalação de duas áreas de serviço de segurança para Polícia Militar, Policia Civil e Guarda Civil Metropolitana; um Telecentro com 20 computadores, conexão com internet e equipe técnica para auxiliar no apoio ao preenchimento de boletins de ocorrência; 250 seguranças particulares.

O monitoramento por câmeras será estendido também nos locais onde o público se dirige depois da finalização da Parada, como a Praça da Republica, Viera de Carvalho, Largo do Arouche, entre outros, garantindo uma maior segurança aos seus frequentadores.

Os vídeos monitoramento serão realizados em todo o perímetro que cerca a Parada, começando pela região dos Jardins, Avenida Paulista, passando pelos bairros de Vila Mariana, Paraíso, até chegar à região central da cidade.

O objetivo principal dessa ação é aperfeiçoar cada vez mais a estratégia de segurança da Parada, que já vem sendo avaliada de forma positiva pelo público, conforme pesquisa realizada pela SPTuris durante a Parada de 2011, 34% avaliaram como ótima a sensação de segurança e 30,5% como boa, indicando uma melhoria ano a ano.

Programação da Parada LGBT 2012:

Cotidiano
Exposição de fotos sobre diversidade sexual
Quando: 04 a 11 de junho
Horário: 2a a 6ª das 11h às 19h. Sábados das 11h às 16h
Local: Galeria Fibra – Rua Tupi, 792 B


Diversidade Sexual e Cultural 
Peças teatrais e debates sobre Diversidade Sexual 
Quando: 06 a 09 de junho
Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000

Sessão Solene em Homenagem ao Dia Internacional do Orgulho
Quando: 06 de Junho
Horário: 19h
Local: Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100

Colorindo a Paulista
Várias atividades culturais e educativas na Av. Paulista 
Ex: Sarau literatura Lésbica na Casa das Rosas, Projeto Esquadrão das Drags, Juventude pinta a Diversidade

Quando: 07 de junho
Horário: 16h às 20h
Local: Casas das Rosas – Av. Paulista, 37
12ª Feira Cultural LGBT
Quando: 07 de junho
Horário: das 10h às 22h
Local: Vale do Anhangabaú
12º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade
Quando: 08 de junho
Horário: 18h
Local: Academia Paulista de Letras – Largo do Arouche, 312/324
Caminhada Lésbica
Quando: 09 de junho
Horário: concentração às 12h, saída às 14h
Local: Saída da praça Oswaldo Cruz – Paraíso
16ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
Quando: 10 de junho
Horário: Concentração a partir das 10h em frente ao Masp, início 12h
Local: Avenida PaulistaData 10/06/2012
Endereço Av. Paulista
Cidade SÃO PAULO
Fonte:http://www.vistolivre.xpg.com.br/eventos/2012/06/programacao-da-parada-gay-2012-em-sao-paulo-esta-definida.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Escola sem Partido é arquivado no Senado   *Projeto que visava coibir a liberdade intelectual e de ensino de docentes...