19.7.12

Brasil Turismo - Campos do Jordão

44ª Festa da Cerejeira em Flor

Leandro Amaral
44ª Festa da Cerejeira em Flor
Uma das mais tradicionais festividades de Campos do Jordão: a 44ª Festa da Cerejeira em Flor acontece a partir do próximo final de semana na cidade. A tradicional festa conta com a dedicação da colônia japonesa local e acontece no Parque das Cerejeiras – Recanto Sakura Home com entrada franca e acontece nos dias 21, 22, 28 e 29 de julho e 4 e 5 de agosto.

Uma das principais atrações da festa é sem dúvida a culinária típica japonesa, que poderá ser saboreada pelo público presente. Entre as delícias, estará o Bentô, o Sushi, o Tempurá, a Truta na Chapa, o Udon além do tradicional Yakissoba, uma espécie de macarrão incrementado com carne, vegetais e molhos especiais. Além disso, a festa conta ainda com diversas atrações musicais e danças típicas. O Parque está ornamentado com árvores de cerejeiras em flor.

Informações sobre a festa podem ser conferidas no site www.guiacampos.com/festadacerejeira

História
As primeiras cerejeiras vindas do Japão foram plantadas em 1936, por ocasião da inauguração do Sanatório Dojinkai. Eram da variedade "Takasago" e se adaptaram bem ao clima de Campos do Jordão e continuam apresentando belas floradas no início da primavera.

Em 1937, para comemorar a fundação da Colônia Lageado, Dr. Shizue Hosoe enviou 10 mudas das variedades Taizan, Botan e Amazonas, plantadas pelos colonos da região. Esses plantios se constituíram teste bem sucedido, pois as cerejeiras se aclimataram bem ao clima da Mantiqueira, sendo Campos do Jordão a única região no Brasil, onde as cerejeiras do Japão floresceram efetivamente.

Posteriormente foi introduzida a variedade Okinawa, precoce que floresce no inverno. O floricultor Mário Utyiama dedicou-se à multiplicação de outras variedades Benifuken, Yoshiro, e Oshima mediante enxerto em espécies diferentes produziu variedades híbridas.

A florada das cerejeiras começou a atrair japoneses de diversas regiões do Estado, saudosos do espetáculo das Sakuras em flor, que, anualmente, presenciavam na sua terra. Com isso, número de visitantes cresceu de ano para ano, fato que despertou nas autoridades jordanenses a ideia de criar um evento com festividades musicais, danças, feira de artesanato para recepcionar esses visitantes.

Em 5 de outubro de 1968, o prefeito municipal em exercício, Arakaki Masakasu sancionou lei da Câmara Municipal, de autoria do vereador Fausto Bueno de Arruda Camargo, instituindo a Festa da Cerejeira em Flor.

As primeiras festas foram realizadas na "Cogumelândia", em Vila Jaguaribe, então propriedade de Mário Utyiama, posteriormente transferidas para o Bosque São Francisco Xavier, onde as cerejeiras floresciam em abundância, principalmente a variedade Yoko, plantadas por Hirofumi Haruna.
Fonte:http://www.jornaldaorla.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário