14.7.12

Dinossáuros

Ovos recém-descobertos suportam hipótese que relaciona evolutivamente as aves atuais com os dinossáuros

Filipa Alves


Os ovos  de dinossáuro foram descobertos em Lleida (Catalunha – Espanha) mas, ao contrário dos outros ovos destes répteis comuns na área têm uma forma assimétrica oval, que é característica das de aves atuais como as galinhas e que resulta do facto de, por terem um só oviduto, poderem formar apenas um ovo de cada vez.
Um conjunto fósseis recém-descobertos em Espanha é o mais recente contributo para a discussão sobre a possível origem das aves a patir dos dinossáurios, um assunto controverso.

Os fósseis em causa correspondem a um conjunto de ovos de dinossáurio recuperados em Lleida (Catalunha) por paleontólogos espanhóis na área de Montsec, na região Sul dos Pirinéus, que no Período Cretácico há mais de 70 milhões de anos, era uma zona costeira e que é particularmente rica em ovos de dinossáuro.

No entanto, os ovos em causa distinguem-se dos restantes, pertencentes, sobretudo a Saurópodes, por serem terem uma forma assimétrica oval, uma característica muito pouco comum em ovos do fim do Cretácico e que é característica das galinhas atuais.


Com efeito, a forma oval deve-se ao facto das aves apenas possuírem um canal de formação de ovos – denominado oviduto – e é produzida pelo seu istmo, responsável pela criação da membrana do ovo, é explicado em Comunicado pela Universidade Autónoma de Barcelona, a que pertence um dos investigadores que protagonizaram a descoberta. 

Comparando com outros fósseis verifica-se que os invulgares ovos ovais de dinossáurio apenas são semelhantes a um ovo recuperado na Argentina, e que pertence a uma ave primitiva - e dos quais se distinguem pela textura da casca – sendo ambos intermédios entre os ovos de um tipo de dinossáurios, denominados terópodes, e as aves atuais. 

Deste modo, os autores da descoberta, que a anunciaram recentemente na revista Palaeontology, concluem que os ovos por em causa constituem uma prova que suporta a teoria de que as aves atuais se relacionam evolutivamente com os dinossáurios terópodes. 

Um comentário:

  1. Olá...

    Gostei demaiss do teu blog..Parabéns pelo teu belo trabalho!
    Já te sigo e está na lista dos favoritos.
    Grande bj no coração,
    Lecy'ns

    ResponderExcluir

Projeto Escola sem Partido é arquivado no Senado   *Projeto que visava coibir a liberdade intelectual e de ensino de docentes...