14.7.12

Lémures

Os lémures tornaram-se o grupo de mamíferos mais ameaçado

Filipa Alves
Segundo os especialistas no terreno mais de 90% do total de 103 espécies deste tipo de primata, que apenas existe no meio silvestre em Madagáscar, devem ser incluídas nas 3 categorias – “Criticamente Em Perigo”, “Em Perigo” e “Vulnerável” – que incluem as espécies ditas Ameaçadas da Lista Vermelha.
Uma atualização do estado das populações das várias espécies de lémure levada a cabo por investigadores do Grupo de Especialistas em Primatas (PSG) da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) revela que a precária situação de conservação desde grupo de primatas agravou-se de forma muito significativa desde 2008, quando tinha sido feita a última avaliação.

Com efeito, em 2008, eram apenas 8 as espécies incluídas com grau de ameaça máximo (“Criticamente Em Perigo”), ao passo que 18 tinham sido classificadas como “Em Perigo” e 14 como “Vulneráveis”, mas em 2012 esses números aumentaram para 23, 54 e 19, respetivamente.

“Isto significa que 91% de todas as espécies de lémures foram avaliadas como pertencendo a uma das 3 categorias de [espécies] ameaçadas da Lista Vermelha, o que corresponde, de longe, à maior proporção de qualquer grupo de mamíferos”, afirma Russ Mittermeier, responsável máximo do PSG e presidente da prestigiada organização Conservation International.

Os investigadores no terreno identificaram como causas do declínio alarmante das populações de lémures não só a desflorestação, uma ameaça que já tinha sido reconhecida, mas também, a caça, que até à data não existia.

Ambos os fenómenos, intimamente relacionados, são uma consequência da ausência de fiscalização e aplicação da lei, que são o espelho da desorganização e instabilidade que caracteriza o país, onde ocorreu um golpe de Estado em 2009 mas, até à data, não houve eleições.

O relatório produzido pelos especialistas da IUCN, que também confirma o reconhecimento de novas espécies de lémure, vai ser revisto e servirá de base à atualização da Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas do próximo ano.
Fonte: www.bbc.co.uk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nº 22.433 - "Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif"

   em ContrapontoPIG    *.* *07/10/2017* *Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif* *O Jornal de todos Brasis* Do Jornal GGN - ...