14.8.12

Cinema Universitário

Começa o 17º Festival Brasileiro de Cinema Universitário

Evento ocorre entre 13 e 19 de agosto no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro
O FBCU - Festival Brasileiro de Cinema Universitário exibe gratuitamente, entre os dias 13 e 19 de agosto, uma seleção de filmes feitos por universitários do Brasil e do mundo. O evento será realizado no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, e conta com mostra competitiva de curtas nacionais, mostra competitiva de curtas internacionais e laboratórios de roteiros.
Curtas de diretores como Laís Bodanzki (“As melhores coisas do mundo”), Esmir Filho (“Os famosos e os duendes da morte”), Eduardo Valente (“No meu lugar”), e Bruno Safadi (“Meu nome é Dindi” e “Belair”) já foram exibidos pelo festival em edições passadas.

Este ano, mais de 700 curtas do Brasil e de outros países se inscreveram para participar do evento. Ao todo, serão exibidas 150 produções, e o festival terá oito sessões diárias. A abertura do festival, no dia 13, será com a exibição do filme “Las Acacias”, vencedor do prêmio Câmera de Ouro do Festival de Cannes em 2011. A sessão contará com a presença do diretor da obra, o argentino Pablo Giorgelli.

No encerramento, dois júris, formados por professores e estudantes, teóricos e profissionais de cinema, escolherão os filmes das Mostras Competitivas que se destacaram em sete categorias: Retrato da Realidade Nacional, Pesquisa de Linguagem, Contribuição Artística, Expressão Cultura, Expressão Poética, Contribuição Técnica e Construção Narrativa, além da escolha do destaque do público por votação da audiência presente às sessões. Além das mostras competitivas, o evento conta com oficinas de roteiro, como os projetos Sal Grosso; Da Captação à Finalização Digital - Link Digital e Fazer Cinema.

Neste edição foram recebidos 74 roteiros de interessados em participar do Projeto Sal Grosso. Destes, doze serão selecionados para uma oficina com profissionais do ramo, que contará nesta edição com a participação do roteirista Haroldo Mourão e da diretora Mariana Meliande. Ao término da oficina, os orientadores escolherão o melhor roteiro, que será filmado com produção do festival e exibido no encerramento da edição de 2013. O filme vencedor do ano passado e que será exibido este ano é “Nós parecemos gigantes”, de Daila Pacheco, aluna da Universidade Anhembi Morumbi.

Confira abaixo a programação :

Programação Completa:

Abertura
Local: Centro Cultural Correios
Data: 13 de Agosto
Sessão de abertura com apresentação do festival e exibição do longa-metragem “Las Acácias”, de Pablo Giorgelli.

Mostra Competitiva Nacional
Local: Centro Cultural Correios
Data: 14 a 18 de agosto
Exibe curtas produzidos em qualquer formato que tenham sido realizados por estudantes universitários (direção e mais três funções técnicas) a partir de 2010. Ao fim de cada sessão do festival, os realizadores debatem com o júri e o público os filmes apresentados.

Mostra Competitiva Internacional
Local: Centro Cultural Correios
Data: 14 a 18 de agosto
Exibe a produção de curtas produzidos em qualquer formato que tenham sido realizados por estudantes universitários e de escolas de cinema estrangeiros e brasileiros (direção e mais três funções técnicas) a partir de 2010.

Mostra Informativa
Local: Centro Cultural Correios
Data: 14 a 19 de agosto
Seleção de filmes que ficaram de fora da mostra competitiva, montando um grande panorama da produção universitária divididos em sessões temáticas.

Homenagem ao Professor Fernão Ramos
Local: Centro Cultural Correios
Data: 19 de agosto
O Festival tem por tradição homenagear profissionais de cinema ligados ao ensino acadêmico ou instituições de ensino cinematográfico. Este ano o homenageado será o professor Fernão Ramos da Unicamp.

Master Class com o professor Fernão Ramos
Local: Centro Cultural Correios
Data: 18 de agosto
Aula com o professor homenageado Fernão Ramos, aberto ao público.

Oficina Da Captação à Finalização em Digital - Link Digital e Fazer Cinema
Local: Link Digital (Finalização)
Data: a definir
Será realizada uma oficina aberta ao público durante o festival.

Projeto Sal Grosso 12
Pelo 12º ano consecutivo, o festival vai produzir um curta metragem. Uma seleção de roteiros enviados por universitários de todo o país será trabalhada dentro de uma Oficina de Roteiros que acontece durante o festival. Ao fim do curso, os “oficineiros” escolherão um roteiro que será dirigido pelo autor, e terá sua equipe técnica formada por alunos das diversas escolas de audiovisual do país. O filme terá sua estreia na noite de encerramento do Festival Universitário de 2013.

Agenda Noturna
Programação de bares e restaurante indicados pelo festival.

Encerramento
Local: Centro Cultural Correios
Data: 19 de agosto
Exibição do 11º curta-metragem produzido pelo projeto Sal Gosso – “Nós parecíamos gigantes”, de Daila Pacheco, e premiação das Mostras Competitivas Nacional e Internacional
Fonte:http://www.ancine.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário