4.8.12

Crateras Marcianas

ESA disponibiliza imagens de crateras marcianas onde pode ter existido água

Isabel Palma
A sonda Mars Express da Agência Espacial Europeia (ESA) captou imagens de duas crateras conectadas onde se pensa ter existido água em estado líquido.
A Agência Espacial Europeia disponibilizou imagens de duas crateras de Marte captadas por uma câmara de alta resolução (HRSC) da sonda Mars Express, no dia 27 de Abril de 2012.

Estas imagens mostram a oeste duas crateras interligadas, Sigli e Shambe, localizadas na região de Marte conhecida como Ladon Valles.  Acima das crateras existem canais que se dirigem para a bacia de grande impacto. No seu interior podem ser observadas falhas extensas.

Nestas crateras os cientistas detetaram a presença de depósitos de minerais de argila o que "sugere a presença de água líquida no passado, durante um período relativamente longo”, referiu a agência em comunicado.

Os especialistas atribuem a origem das crateras ao impacto de um meteorito que se fragmentou em duas partes antes de atingir o solo.

Para aceder às imagens disponilizadas pela ESA clique aqui.


Fonte: www.esa.intwww.elmundo.es

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nº 22.433 - "Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif"

   em ContrapontoPIG    *.* *07/10/2017* *Definitivamente, Temer, não!, por Luís Nassif* *O Jornal de todos Brasis* Do Jornal GGN - ...