21.9.12

Estudantes apostam em skate elétrico para transformar mobilidade urbana



CicloVivo

Utilizar o skate como um meio de transporte diário é uma opção ecológica, no entanto, pode não ser tão prática devido à sua ineficiência nas subidas. Para eliminar este problema e facilitar a vida do usuário, estudantes da Universidade de Standford criaram um skate elétrico, considerado por eles o veículo elétrico mais leve do mundo.

Esta não é a primeira vez que se tem notícia de um skate que utiliza baterias. Porém, o grande diferencial deste modelo norte-americano é que o tamanho, similar aos skates tradicionais. À primeira vista é impossível identificá-lo como um modelo tão alternativo.
De acordo com os criadores, o pequeno veículo, apelidado de Boosted Board, é equipado com dois motores de 2,6 cavalos, que acionam a rotação das rodas traseiras. Esta aplicação permite que o skate alcance velocidade de 32 km/h.
Este também é considerado pelos estudantes o meio de transporte mais prático possível, já que é possível carregá-lo para qualquer lugar, sem muitos transtornos e ocupando espaço mínimo.
O grupo utilizou um sistema de financiamento colaborativo, para arrecadar a verba necessária para as pesquisas e construção do protótipo. A proposta foi tão bem aceita que eles atingiram o triplo da meta estipulada. Hoje, o site do projeto já conta com mais de 700 pessoas na fila de espera para comprarem um dos skates, que custará US$ 1199, aproximadamente R$ 2200.
As especificações técnicas do modelo garantem que as baterias de lítio utilizadas podem ser recarregadas em duas horas, garantindo ao condutor quase dez quilômetros de autonomia. O skate também possui travagem regenerativa, que permite a recarga da bateria enquanto ele está em uso.
Fonte:http://www.ciclovivo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário