8.1.13

Lula-gigante


Lula-gigante filmada pela primeira vez no oceano profundo ao largo de ilha japonesa

Filipa Alves 

Uma lula-gigante, Architeuthis, foi filmada pela primeira vez no oceano profundo que habita, 15 km a Este da ilha japonesa de Chichijima. As filmagens inéditas daquela que pode ser a maior espécie de invertebrado do mundo foram captadas cientistas do Museu Nacional de Natureza e Ciência japonês (MNNC) em parceira com um canal televisivo japonês NHK e o Discovery Channel (EUA).
Tsunemi Kubodera, investigador do MNNC afirmou “Cientistas de todo o mundo têm tentado filmar a lula-gigante no seu habitat natural, mas todas as tentativas anteriores foram em vão”.
O animal de 3 m de comprimento, que originalmente deveria medir 8-9 m dado que já não possuía os seus tentáculos principais, foi filmado a 630 m de profundidade por uma câmara de alta definição desde um submersível tripulado em julho passado.

As filmagens mostram como o animal de se alimenta do isco, que corresponde a uma lula de 1 m de comprimento, preparado pelos investigadores, podendo revelar detalhes comportamentais desconhecidos até à data por todas as imagens anteriormente disponíveis dizerem respeito a animais capturados.
continua:http://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/Lula-gigante-filmada-pela-primeira-vez-no-oceano-profundo-ao-largo-de-ilha-japonesa?bl=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Escola sem Partido é arquivado no Senado   *Projeto que visava coibir a liberdade intelectual e de ensino de docentes...