25.5.13

Investigadores chineses desvendam o mistério da cor dos tigres brancos


 

Filipa Alves  
 

Investigadores chineses desvendaram o mistério da cor dos tigres brancos. De acordo com o artigo que publicaram na revista Current Biology, a cor branca da pelagem é causada por uma alteração na constituição de uma proteína envolvida na produção de melanina. Ao contrário do que se pensava, esta característica não afeta a saúde dos animais.
Os tigres brancos constituem uma variante de Tigre de Bengala (Panthera tigris tigris) que, atualmente, apenas existe em cativeiro. Com efeito, estes tigres foram caçados até à extinção no meio silvestre, tendo os jardins zoológicos garantido a sua sobrevivência através de acasalamentos entre indivíduos aparentados.

Deste modo, suponha-se que a pelagem branca pudesse resultar de um defeito genético, e os normais problemas de saúde destes animais, resultantes de serem fruto de acasalamentos consanguíneos, foram atribuídos à mesma causa da invulgar coloração. Os resultados obtidos pela equipa liderada por Xiao Xu (Universidade de Peking, Pequim) revelaram que estas suposições não correspondem à realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário